Atentado contra aeroporto da capital somali mata um e deixa vários feridos
Mogadíscio, 13 fev (EFE).- Pelo menos um policial morreu e várias pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira após um atentado com carro-bomba na entrada do Aeroporto Internacional de Mogadíscio, confirmaram à Agência Efe fontes policiais.
A explosão ocorreu por volta das 13h locais (8h de Brasília), relatou à Efe um funcionário do aeroporto que se encontrava próximo ao local.
O complexo do aeroporto de Mogadíscio abriga uma base da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), assim como diferentes escritórios diplomáticos e da ONU.
Entre estes escritórios se encontra a embaixada britânica na Somália, e seu titular, Neil Wigan, foi um dos primeiros a reportar a explosão através do Twitter.
“Ouvi uma grande explosão muito perto do aeroporto. A fumaça ainda pode ser vista”, apontou o embaixador britânico na mensagem.
Segundo a Polícia, o atentado, que poderia ter sido cometido pela milícia radical islâmica Al Shabab, deixou pelo menos um morto, embora possa haver mais vítimas devido à gravidade do estado de alguns dos feridos.
Apesar dos avanços alcançados no ano passado no terreno político, a Somália ainda se encontra imersa em um complexo conflito armado.
As tropas da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), o Exército somali, as Forças Armadas etíopes e várias milícias pró-governo combatem a Al Shabab, o grupo jihadista dominante desde 2006 e também responsável pelo atentado perpetrado contra o centro comercial Westgate de Nairóbi em setembro de 2013, no qual 72 morreram.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.