Atentado mata ao menos 8 membros das forças de segurança no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 06h31

Nova Délhi, 8 mai (EFE) – Pelo menos oito membros das forças de segurança morreram e vários outros ficaram gravemente feridos pela explosão de uma bomba durante a passagem de um comboio no cinturão tribal do noroeste do Paquistão, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

A bomba, acionada por controle remoto, explodiu no acostamento de uma estrada perto de Miramshah, na região de Ghulam Khan, na província do Waziristão do Norte, segundo um comunicado das forças armadas paquistanesas divulgado pelo jornal local “Dwan”.

Efetivos das forças de segurança foram enviados ao local da explosão e iniciaram uma operação de busca pelos responsáveis do atentado, enquanto as vítimas foram transferidas para um hospital próximo.

Os artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês) são um dos métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças de segurança.

O Waziristão do Norte é uma das sete regiões tribais do Paquistão e atualmente é considerado o principal foco de resistência dos talibãs, por isso é cenário habitual de combates entre grupos armados e forças de segurança e inclusive entre facções insurgentes.

De acordo com os dados de um centro de estudos local, o Pips, no ano passado houve no país asiático mais de 1,7 mil atentados – 61% deles cometidos pelo principal grupo talibã, o TTP, e seus aliados – que causaram a morte de cerca de 2,5 mil pessoas, um número 19% maior que em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.