Austrália confirma laços ente jovem preso na Inglaterra e rede terrorista
Sydney (Austrália), 20 abr (EFE).- As autoridades australianas confirmaram nesta segunda-feira o vínculo entre o adolescente de 14 anos preso na Inglaterra e a rede terrorista descoberta na Austrália para efetuar um atentado no Dia de ANZAC, comemorado em 25 de abril.
“A polícia de Victoria e a polícia federal da Austrália confirmam o vínculo entre o menino de 14 anos detido no sábado em Blackburn (Lancashire), no Reino Unido, com a Operação Rising, uma operação antiterrorista”, disse em comunicado a polícia de Victoria.
As autoridades, no entanto, não deram mais detalhes pois a investigação segue aberta e poderia ser prejudicada.
A polícia disse que o adolescente já tinha sido interrogado anteriormente, em 2 de abril.
Segundo as forças de segurança de Gran Manchester (norte inglês), o jovem foi detido em Blackburn, no noroeste da Inglaterra, no sábado, por supostamente instigar e preparar atos de terrorismo.
“Descobrimos uma ligação entre uma pessoa no noroeste (da Inglaterra) e um homem na Austrália, e achamos que é uma ameaça terrorista crível”, informou a polícia, que não forneceu a identidade nem a nacionalidade do preso.
As autoridades afirmaram que o caso não representa uma ameaça terrorista dentro do Reino Unido.
No sábado, a polícia da Austrália prendeu cinco pessoas que planejavam um atentado terrorista inspirado no Estado Islâmico (EI) durante a cerimônia do Dia de ANZAC, festa nacional que os australianos e neozelandeses celebram no dia 25 de abril.
Pelo menos três dos cinco detidos ficaram feridos durante a operação antiterrorista relizada em Melbourne, capital do estado de Victoria, situado no sudeste da Austrália. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.