Autoridades portuguesas solicitam informação sobre a Lista Falciani

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 15h49
  • BlueSky

Lisboa, 11 fev (EFE).- Autoridades de Portugal solicitaram detalhes sobre a Lista Falciani ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) para averiguar se algum dos 611 portugueses que figuram nela cometeu crimes fiscais.

Segundo informou a imprensa lusa nesta quarta-feira, tanto a Autoridade Tributária – entidade dependente do Ministério das Finanças – como o Ministério Público reivindicaram dados ao grupo de jornalistas que publicou os nomes dos clientes da filial suíça do banco britânico HSBC que, supostamente, lhes ajudou a ocultar bilhões de euro.

A chamada Lista Falciani inclui mais de 100.000 clientes com fundos em contas suíças reveladas pelo técnico em informática franco-italiano Hervé Falciani e entregues ao governo francês em 2009, e nela aparecem de atletas a músicos, passando por atores, reis, políticos e empresários.

O documento foi obtido pelo ICIJ por meio do jornal francês “Le Monde”, e foi analisado por uma equipe de jornalistas de 45 países diferentes, entre os quais não aparece Portugal.

Nas últimas horas foram divulgados no país os nomes de vários cidadãos lusitanos que figuram nessa lista, embora alguns deles já tenham desmentido qualquer participação no esquema.

É o caso do empresário Américo Amorim, dono da principal fortuna do país – avaliada em 3,3 bilhões de euros – e que negou haver tido uma conta no HSBC. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.