Ban e Cameron pedem mais medidas para conter ebola e ajudar países afetados
Nações Unidas, 23 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, fizeram nesta terça-feira uma chamada conjunta à comunidade internacional para “dar passos significativos” para conter o vírus do ebola e ajudar os países mais afetados.
Ambos dirigentes realizaram uma reunião em paralelo à Cúpula do Clima, convocada por Ban aproveitando a presença de líderes mundiais em Nova York para participar dos debates da Assembleia Geral da ONU que se iniciaram nesta quarta-feira.
Nesse aspecto, os líderes coincidiram na necessidade de um maior envolvimento dos grandes atores internacionais na medidas que devem ser tomadas, segundo fontes das Nações Unidas.
Sobre o Oriente Médio, o secretário-geral da ONU disse que é imperativo reconstruir Gaza, que não deve ser destruída outra vez, mas as partes em conflito necessitam dialogar e tratar desde a raiz as causas do conflito, incluindo o tema da ocupação e da segurança.
Ban expressou a Cameron seu reconhecimento ao papel de liderança do Reino Unido na Somália e disse que espera que siga mantendo esse apoio também no Iêmen.
Entre os temas analisados, também figurou a ameaça do autodenominado Estado Islâmico na Síria e Iraque, que será tratada no Conselho de Segurança convocado por Obama na quinta-feira para reforçar o apoio internacional contra o jihadismo radical.
O secretário-geral da ONU informou a Cameron sobre os progressos realizados na preparação da agenda para o desenvolvimento pós 2015 e agradeceu ao Reino Unido pela contribuição nesse processo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.