Ban liga para líderes mundiais para pedir mais ajuda contra o ebola

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 15h50

Nações Unidas, 8 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ligou nas últimas horas para vários líderes mundiais para pedir mais ajuda aos países africanos afetados pelo surto do ebola, informou nesta segunda-feira seu porta-voz.

Ban falou, entre outros, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o da França, François Hollande, e com o de Cuba, Raúl Castro, assim como com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Nessas chamadas, o diplomata coreano agradeceu aos líderes pela ajuda contra o ebola e “ressaltou a necessidade urgente de aumentar o apoio, incluindo mais equipamentos médicos, transportes e financiamento para ajudar as comunidades afetadas pela epidemia”, disse em entrevista coletiva seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Ban se comunicou também com a presidente dos Médicos sem Fronteiras, Joanne Liu, a quem” agradeceu o trabalho da organização” e com a qual discutiu fórmulas para que a comunidade internacional siga apoiando seus esforços na África Ocidental.

Na sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas advertiu publicamente sobre a necessidade de tomar medidas urgentes para conter a doença na região e evitar seu avanço a escala internacional.

Ban anunciou então o início de um centro de crise para coordenar a resposta internacional ao surto, que a ONU espera poder deter em um prazo de seis a nove meses.

A de 2014 é a epidemia mais complexa de ebola que é conhecida até o momento, com cerca de quatro mil casos registrados e mais de duas mil vítimas mortais, segundo a Organização Mundial da Saúde. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.