Bélgica assegura que a luta contra a homofobia é uma de suas prioridades
Bruxelas, 17 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders, afirmou neste sábado que a luta contra a homofobia é uma das prioridades da política externa do país e pediu que as pessoas reflitam para seguir progredindo neste sentido.
“A luta contra a discriminação, em particular, a discriminação por identidade de gênero ou pela orientação sexual, é uma prioridade da política externa da Bélgica”, assinalou Reynders em comunicado.
“Além de nossas fronteiras, a homossexualidade continua sendo punível em 80 países, em 7 deles com a pena capital. Executar uma pessoa por sua orientação sexual ou sua identidade de gênero é inadmissível no século XXI”, acrescentou.
Neste contexto, Reynders garantiu que a Bélgica seguirá comprometida na luta contra a homofobia para “assegurar o respeito dos instrumentos internacionais que existem e para lembrar a nossos parceiros quais são as obrigações internacionais”.
O ministro belga fez, além disso, uma chamada à reflexão na Bélgica e na Europa ao considerar que ainda se pode progredir em matéria de luta contra a discriminação.
Reynders fez esta declaração por ocasião da realização hoje do Dia Internacional contra a Homofobia, que coincide com a celebração do Dia do Orgulho Gay em Bruxelas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.