Bombardeio da Otan no Afeganistão mata 18 insurgentes
Cabul, 3 jan (EFE).- Pelo menos 18 supostos insurgentes morreram neste sábado em um bombardeio da Otan na província de Paktika, no sudoeste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial afegã.
O ataque aéreo aconteceu com helicópteros na primeira hora desta manhã no conflituoso distrito de Gayan, perto da fronteira com o Paquistão, disse o chefe da Polícia provincial, Nabi Khan Mullahkhil.
“O bombardeio acabou com a vida de 18 talibãs, vários deles estrangeiros”, indicou Mullahkhil.
O ataque da Otan ocorre três dias depois que as forças internacionais finalizaram sua missão de combate e começará a operação de assessoria Apoio Decidido com a presença de 10,8 mil soldados americanos e entre 3 mil e 4 mil militares da Aliança Atlântica.
Apesar disso, a Otan informou que as tropas internacionais continuarão oferecendo apoio aéreo às forças afegãs no terreno.
O Afeganistão atravessa um dos momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes e as vítimas civis.
O número de vítimas civis no conflito afegão aumentou neste ano 19% com relação a 2013, com 3.188 mortos e 6.429 feridos, segundo dados facilitados pela ONU. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.