Bombardeio de drone americano no Afeganistão deixa 8 insurgentes mortos
Cabul, 1 dez (EFE).- Um bombardeio de um drone americano, nesta segunda-feira, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, deixou oito insurgentes mortos, entre eles um comandante, informou à Agência Efe uma fonte policial.
O bombardeio aconteceu por volta das 13h local (5h30, em Brasília) na zona de Surkot do distrito de Shirzad, onde os talibãs se encontravam em um “esconderijo”, disse o porta-voz da polícia na província, Hazrat Hussain Mashriqiwal.
O ataque do avião não-tripulado destruiu armamento dos insurgentes, que foram responsabilizados pelos atentados no distrito contra as Forças de Segurança afegãs, acrescentou o porta-voz.
Na quarta-feira, três supostos insurgentes talibãs morreram no bombardeio de um drone americano na província de Laghman, no leste do Afeganistão.
As forças americanas aumentaram este tipo de ataques no Afeganistão e Paquistão nos últimos meses e deixaram dezenas de mortos, a maioria talibãs, segundo as autoridades de ambos países.
O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais violentos depois que no ano passado as forças afegãs ficaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da missão da Otan, a Isaf, que terminará em 31 de dezembro de 2014.
No entanto, um contingente reduzido de tropas internacionais permanecerá no país, após a assinatura do presidente afegão, Ashraf Gani, de dois acordos de segurança que prolongam a presença dos Estados Unidos e da Otan com um novo papel de assessoria de tropas locais a partir de 2015.
Estes acordos preveem o desdobramento de 9,8 mil soldados americanos até 2024 e de cerca de 3 mil ou 4 mil militares da Otan, frente aos cerca de 130 mil que havia em 2012. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.