Bombardeio de drone no Paquistão deixa pelo menos seis insurgentes mortos
Islamabad, 26 nov (EFE).- Pelo menos seis insurgentes morreram nesta quarta-feira e três ficaram feridos após o bombardeio de um drone americano na área tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
O avião não-tripulado lançou dois mísseis às 11h local (3h, em Brasília) contra uma casa na qual estavam os insurgentes no distrito de Shawal, disse um porta-voz do governo das Áreas Tribais Sob Controle Federal (FATA), Rehman Shah.
O líder dos talibãs paquistaneses, o mulá Fazlulá, escapou na segunda-feira do ataque de um drone americano no qual morreram pelo menos cinco talibãs em uma zona fronteiriça entre Paquistão e Afeganistão.
Na sexta-feira, seis insurgentes morreram e outros três ficaram feridos no bombardeio de um avião não-tripulado americano no Waziristão do Norte, onde o exército paquistanês começou em junho uma ofensiva contra a insurgência com a qual retomaram os ataques de drones dos EUA após seis meses interrompidos.
As frequentes mortes de civis suscitam uma grande controvérsia sobre este tipo bombardeios com aviões não-tripulados, condenados frequentemente pelo governo do país islâmico por considerá-los uma violação de sua soberania.
Segundo a organização New America Foundation, os ataques com drones deixaram desde 2004 entre 2 mil e 3,5 mil mortos no Paquistão, 10% deles civis.
Os aviões não-tripulados americanos efetuaram no ano passado 30 bombardeios no Paquistão, nos quais tiraram a vida de cerca de 150 pessoas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.