Campeão mundial de salto triplo é suspenso por faltar a 3 exames antidoping

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2014 17h11

Paris, 21 jun (EFE).- O campeão mundial de salto triplo, o francês Teddy Tamgho, foi suspenso por um ano por não ter sido encontrado para três exames antidoping, informou neste sábado a Federação Francesa de Atletismo (FFA).

A punição, válida a partir de 18 de março, acontece em momento em que o atleta de 24 anos se recupera de uma fratura na tíbia esquerda, problema que o incomoda desde novembro. No entanto, a suspensão pode tirá-lo de toda a temporada indoor.

Tamgho contava com essa parte da temporada para se preparar para o Mundial de Pequim, ao ar livre, em agosto de 2015, onde deseja obter o bi, dois anos depois do título obtido em Moscou. Terceiro homem a superar os 18 metros em toda a história, o francês tem agora 45 dias para apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A FFA tomou a decisão de puni-lo no último dia 2, depois que o atleta cometeu três infrações à obrigação de indicar cotidianamente sua localização por ser um dos atletas acompanhados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O próprio Tamgho reconheceu sua negligência no uso do programa de localização da IAAF, previsto para poder submeter os competidores a controles surpresa a qualquer momento. Segundo a sentença, ele cometeu as faltas em 19 de dezembro de 2012, 28 de janeiro de 2014 e 18 de março de 2014.

No segundo caso, o saltador afirmou que não escutou o interfone de sua casa e por isso não abriu a porta para os examinadores. No último, disse ter se esquecido de avisar que viajaria para Madri.

“A FFA não duvida da boa fé do atleta e considera que suas faltas foram mais uma negligência ou uma falta de diligência que uma vontade de não passar pelos exames, e por isso a punição é de um ano, e não dois”, justificou a entidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.