Casa de líder de protestos na Tailândia é alvo de ataque com granadas
Bangcoc, 16 mar (EFE).- Uma granada atingiu a casa do líder dos protestos cpontra o governo em Bangcoc, na Tailândia, Suthep Thaugsuban, causando danos materiais.
O porta-voz da plataforma da oposição ao governo, Akanat Promphan, filho de Srisakul, denunciou que é a segunda agressão esta semana, já que foram descobertas duas granadas sem explodir na parte externa da casa na segunda-feira.
“Estava em casa quando lançaram a granada. Não se quantas mais terão que lançar para que fiquem contentes, mas não pararemos a luta”, disse a mulher de Suthep, Srisakul Promphan, em sua conta no Facebook, publicou o jornal “Nation”.
As manifestações nas ruas de Bangcoc para derrubar o governo da primeira-ministra Yingluck Shinawatra começaram em outubro e ganharam força no mês seguinte, quando Suthep assumiu a liderança dos protestos e ordenou a ocupação de ministérios.
Segundo o Centro de Serviço Médico de Urgências Erawan, 23 pessoas morreram e 768 ficaram feridas desde que os manifestantes começaram a ocupar os prédios públicos.
Os protestos perderam bastante força nas últimas semanas, apesar dos manifestantes manterem acampamentos em áreas estratégicas de Bangcoc, como o Parque de Lumpini, a casa do governo e o complexo governamental de Chaeng Wattana.
Suthep disse em várias ocasiões que só interromperá os protestos quando o governo renunciar em favor da formação de um comitê popular não eleito, com a incumbência de reformar o sistema político do país para acabar com a corrupção.
A Tailândia arrasta uma grave crise política desde o violento golpe militar que, em 2006, depôs Thaksin Shinawatra, irmão de Yingluck.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.