Centenas de jovens participam da nona edição da “Parada Gay” no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 15/11/2014 20h58

Santiago do Chile, 15 nov (EFE).- Centenas de jovens se reuniram neste sábado para celebrar a nona edição da “Parada Gay” no Chile, fazendo um chamado à igualdade social.

Com quatro palcos montados próximos ao Palácio de la Moneda, os participantes protagonizaram uma verdadeira festa, onde foram ouvidas palavras a favor das relações entre pessoas do mesmo sexo.

Algumas pessoas fantasiadas se deslocavam pela zona e dançavam ao ritmo da música, apesar das altas temperaturas.

“A convocação supera todas as expectativas”, segundo o Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh), organizador do evento.

“Isto mostra o respaldo à igualdade para as famílias que são diferentes, assim como uma clara rejeição aos que se opõem aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais”, acrescentou.

Rolando Jiménez, líder do Movilh, sustentou que “este é o primeiro evento em massa para esse tipo de famílias, pois estes foram vítimas da ignorância e do desprezo de grupos fundamentalistas que tanto dano causam para a harmonia, a paz e a justiça social”.

Jiménez criticou a postura de alguns partidos da direita chilena, da Conferência Episcopal Católica e algumas Igrejas evangélicas que, segundo sua opinião, são “antifamília”. EFE

pm/ff