Choques e bombardeios causam morte de 23 rebeldes e 14 civis na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2015 07h24
  • BlueSky

Cairo, 27 jun (EFE).- Pelo menos 23 insurgentes sírios e 14 civis, entre eles quatro crianças e seis mulheres da mesma família, morreram neste sábado na província de Deraa, no sul da Síria, em combates armados com forças do regime sírio e em vários bombardeios, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A organização não governamental explicou que, durante a madrugada de hoje, helicópteros do exercito sírio lançaram um “barril carregado com explosivos” sobre a cidade de Nasib, próxima da fronteira com a Jordânia, no sudeste de Deraa, o que causou grande destruição na região.

A explosão provocou a morte dos 11 civis e, segundo o OSDH, teme-se que o número de vítimas possa aumentar, já que há várias pessoas com ferimentos graves e outras ainda presas sob os escombros.

Além disso, outros três civis morreram e vários ficaram feridos em outros bombardeios das forças sírias contra a cidade de Al Yadudah, contra alguns bairros na cidade de Anjel e nos arredores de Deraa.

Além disso, 23 milicianos rebeldes morreram em enfrentamentos com forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, dentro da ofensiva lançada anteontem por cerca de 50 grupos insurgentes contra a cidade de Deraa.

Entre os grupos que participam do ataque se destacam a Frente al Nusra – grupo sírio ligado à Al Qaeda -, o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e o Movimento Muthana, além da Frente Sulista, uma facção vinculada ao Exército Livre da Síria.

O porta-voz da Frente Sulista, Esam al Raiies, disse à Agência Efe em uma ocasião anterior que nos últimos três anos, 60% da área da cidade estava sob os domínios dos rebeldes, enquanto 40% era controlado pelas autoridades sírias.

Nos últimos meses, os opositores progrediram pelo norte da província de Deraa, onde conseguiram recentemente capturar a base 52 das Forças Armadas, uma das maiores do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.