Civis entram na parte antiga de Homs após retirada de todos os rebeldes
Beirute, 9 mai (EFE).- Os primeiros civis entraram nesta sexta-feira em algumas zonas da parte antiga de Homs, após a retirada de todos os rebeldes que ainda estavam no local, anunciou a televisão oficial síria.
Em entrevista à emissora, o governador de Homs, Talal al Barazi, disse que os moradores entraram nos bairros de Hamidiya e de Bustan al Diwan, entre outros, depois que a área ficou “completamente limpa de homens armados”.
Barazi acrescentou que o Exército está agora inspecionando outros distritos da parte velha da cidade, como o de Yuret al Shiaj, para assegurar que não restam artefatos explosivos.
A emissora mostrou imagens dos civis que andavam pelas ruas da parte antiga, completamente devastada.
Alguns deles choravam e outros expressavam sua felicidade por poder voltar a suas casas.
A televisão afirmou que os últimos insurgentes abandonaram hoje o centro de Homs.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou a retirada dos últimos combatentes depois da entrada de ajuda humanitária em dois povos em mãos dos opositores, Nubel e Zahra, na província setentrional de Aleppo.
Uma fonte rebelde próxima às conversas com as autoridades explicou à Efe pela internet que nesta jornada foram evacuados uns 300 insurgentes que permaneciam em Homs, após o recuou de 1,5 mil durante os últimos dois dias.
Os opositores foram embora através de ônibus escoltados pela ONU e a polícia síria em direção à área de Dar Kabira, no norte da província de Homs.
No domingo, o regime e os rebeldes assinaram um acordo para a retirada dos insurgentes do centro velho.
Em virtude desse pacto, os opositores libertaram 71 prisioneiros que tinham em suas mãos e que tinham sido capturados em Aleppo e em Latakia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.