Colômbia vacinará adultos que virão para a Copa contra a poliomielite
Bogotá, 8 mai (EFE).- O governo colombiano decidiu nesta quinta-feira que os adultos que forem viajar ao Brasil para a Copa do Mundo devem vacinar-se contra a poliomielite a fim de evitar uma propagação da doença após uma alta detectada recentemente em vários países.
A medida também cobre os viajantes que tenham como destino países da Ásia e África, onde se apresentam “casos autóctones ou selvagens da doença”, disse o Ministério da Saúde colombiano em comunicado.
A decisão do governo responde a um alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma alta de poliomielite detectada em países asiáticos e africanos que poderia estender-se a outras partes do mundo pela circulação de pessoas.
Durante um simpósio internacional de pediatria que acontece na cidade colombiana de Cartagena, o vice-ministro de Saúde Pública, Fernando Ruiz Gómez, explicou que a vacinação para os viajantes com esses destinos poderá ser feita a partir do dia 14 de maio.
“Quem viajar ao Brasil deve aplicar-se a vacina contra a poliomielite, a febre amarela, o sarampo e a rubéola”, recomendou Ruiz.
O coordenador Nacional do Programa Ampliado de Imunizações do Ministério da Saúde, Diego García Londoño, explicou que esta estratégia complementa a gestão do governo de vacinar contra a poliomielite todas as crianças do país, que atualmente conta com cobertura superior a 91%.
A Colômbia foi reconhecida em 1994 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) como território livre da poliomielite. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.