Coma e Al-Attiyah administram vantagem no último dia e são campeões do Dacar
Buenos Aires, 17 jan (EFE).- O espanhol Marc Coma (KTM), nas motos, e o catariano Nasser Al-Attiyah (Mini), entre os carros, administram na 14ª e última etapa a vantagem que construíram ao longo de 13 dias de competições e confirmaram neste sábado o título do Rali Dacar.
Coma foi apenas o quinto colocado no percurso cronometrado de 174 quilômetros entre Rosário e Buenos Aires, mas seu principal concorrente, o português Paulo Gonçalves, foi o terceiro do dia e diminuiu a vantagem em menos de dois minutos. Na soma dos tempos, o espanhol ficou em 16min53s à frente do piloto da Honda. O primeiro colocado da etapa foi o eslovaco Ivan Jakes (KTM), com a marca de 52min06s.
A vitória valeu a oitava colocação geral, pela qual brigava com a espanhola Laia Sanz. A queda para o nono lugar, porém, não impediu que a piloto da Honda se tornasse a mulher mais bem colocada da história do rali entre as motos.
Único brasileiro na disputa, Jean Azevedo (Honda) foi o 24º colocado da última etapa e fechou a competição em 22º.
Nos carros, Al-Attiyah obteve o segundo título da carreira (o primeiro foi obtido em 2011), o primeiro com o francês Mathieu Baumel como navegador. O príncipe catariano, que obteve medalha de bronze no tiro esportivo dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ficou em sexto no dia, apenas uma posição atrás do sul-africano Giniel De Villiers e do copiloto alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota), vice-campeões.
A melhor dupla deste sábado foi a formada pelos americanos Robby Gordon e Johnny Campbell (Gordini), enquanto o único brasileiro a terminar o Dacar entre os carros, o navegador Eduardo Sachs, parceiro do piloto português Ricardo Leal dos Santos (Nissan), ficou em 17º lugar na etapa e em 25º no global. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi) abandonaram na última segunda-feira.
O outro brasileiro que participou do rali foi André Suguita, um dos 18 competidores a terem chegado até o final da disputa nos quadriciclos. Ele 13º colocado na última etapa e décimo na soma dos pontos, a 22h21min14s do campeão, o polonês Rafal Sonik.
Entre os caminhões, a hegemonia russa foi mantida com o triunfo Airat Mardeev (vencedor pela primeira vez), Aydar Belyaev (tricampeão) e Dmitriy Svistunov (vencedor pela primeira vez), que no geral tiveram 13min52s de vantagem para os compatriotas Eduard Nikolaev, Evgeny Yakovlev e Ruslan Akhmadeev, ambos os trios da Kamaz. A Rússia teve 11 dos últimos 13 trios campeões. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.