Começa nova rodada de negociações nucleares entre Irã e G5+1 em Genebra
Genebra, 18 jan (EFE).- Altos representantes do grupo G5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU- Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais a Alemanha) iniciaram neste domingo uma nova rodada de negociações com o Irã sobre seu programa nuclear.
As negociações durarão desta vez um só dia, mas foram precedidas de três dias de conversas bilaterais entre as equipes negociadores do Irã e dos EUA, assim como de reuniões entre seus responsáveis de Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif e John Kerry.
Eles se reuniram no meio da semana em Genebra, em um encontro que durou mais de seis horas, e voltaram a se encontrar na sexta-feira em Paris para continuar o diálogo sobre a maneira de impulsionar o processo negociador, que já dura mais de um ano.
O objetivo é o Irã aceitar introduzir em suas atividades nucleares mudanças que acabem com as dúvidas do Ocidente sobre seus verdadeiros fins.
O G5+1 pede ao Irã que faça gestos concretos para reduzir de forma substancial sua capacidade de enriquecimento de urânio, a tecnologia essencial para a produção de energia nuclear, que o Ocidente teme ter fins bélicos e não civil, como defende o governo de Teerã.
As negociações prosseguiram apesar do fim dos dois prazos anteriores, com a prorrogação até 1º de julho.
Entre suas duas reuniões com Kerry, Zarif viajou à Alemanha, onde se reuniu com seu colega alemão, Frank Walter Steinmeier, que ressaltou que as negociações estão em uma “fase decisiva” e pediu que todos os participantes façam os esforços necessários para chegar a uma solução que foi distante durante mais de uma década para a comunidade internacional.
A equipe negociadora iraniana é dirigida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, que se reuniu ontem à noite com o chefe da delegação russa, Sergey Ryabkov, na única reunião bilateral fora as com os representantes americanos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.