Comunidade espanhola se reúne em São Paulo para apoiar projetos na Amazônia

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

São Paulo, 8 mai (EFE).- Representantes da comunidade espanhola em São Paulo se reuniram nesta sexta-feira em um jantar beneficente para arrecadar fundos para financiar projetos na área de saúde na região amazônica.

A 12ª Festa de Beneficência da Comunidade Espanhola em São Paulo entregará o montante arrecadado à ONG “Sembrando Salud” (Semeando Saúde), que desde 2003 capacita agentes comunitários de saúde na região amazônica.

“Nós começamos formando agentes comunitários porque vimos que as comunidades não tinham uma referência de alguém que possuísse informação sanitária. Logo, nos demos conta que muitas doenças poderiam ser tratadas com medidas simples, como a implantação de poços artesianos”, comentou para a Agência Efe Fátima López, diretora da ONG.

Fátima, uma boliviana radicada no Brasil, decidiu trabalhar na região amazônica após seu primeiro contato com a população local, quando realizou estudos sobre doenças tropicais e se deparou com uma realidade bastante diferente da vivida nas grandes cidades.

“É muito diferente morar em Manaus e nas comunidades ribeirinhas”, onde encontrou um cenário de “crianças desnutridas, pessoas com malária e uma criança morta por falta de atendimento”. “Ninguém quer ir aonde eu vou. É longe, há muita dificuldade, normalmente tem que dormir em rede”, relatou a médica boliviana.

A ONG começou a receber o apoio da comunidade espanhola há três anos ajudou a melhorar o atendimento de saúde de 6 mil pessoas em 40 comunidades, onde pretende aumentar o número de agentes de saúde e a implantação de poços artesianos.

“O primeiro problema que vemos na região é a falta de saneamento básico nas comunidades ribeirinhas, geralmente isoladas e de difícil acesso”, disse Fátima, para quem a “vontade de ajudar é maior”, apesar das dificuldades para financiar este tipo de iniciativas e projetos.

Para a médica, “é uma obrigação de cada brasileiro conhecer a Amazônia”, uma região com uma “realidade” na capital Manaus, onde “se encontra de tudo”, e outra completamente diferente e repleta de necessidades, “basta atravessar o rio”.

No jantar, que contou com o apoio da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, participaram as principais empresas espanholas instaladas no Brasil e patrocinadores particulares. EFE

cv/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.