Coreia do Norte disposta a retomar negociações nucleares, diz Lavrov
Moscou, 20 nov (EFE).- A Coreia do Norte está disposta a retomar as negociações de seis lados sobre seu programa nuclear, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, após se reunir em Moscou com o enviado especial norte-coreano Choe ryong-hae.
“O alto representante da Coreia do Norte nos assegurou que Pyongyang está disposta a retomar as negociações de seis lados”, disse o chefe da diplomacia russa citado por agências
O chanceler acrescentou que a Coreia do Norte irá se ater à “declaração conjunta que os membros do formato de seis lados aprovaram em setembro de 2005”.
Após essa quarta rodada de negociações nucleares, a Coreia do Norte se comprometeu a abandonar o programa nuclear em troca de ajuda e garantias de segurança.
Lavrov acrescentou que Moscou deposita grandes esperanças em um reatamento das conversas sobre a questão.
“Esperamos conseguir consideráveis progressos. Não se trata de uma questão simples ou rápida, mas a conclusão essencial que se desprende dessa discussão é que sentimos a disposição de Pyongyang de voltar às conversas sobre a base estipulada anteriormente”, explicou.
O ministro russo disse que Moscou “propõe retomar a atividade do grupo de trabalho sobre a paz e segurança da península coreana”, que “sem politização” permitirá abordar distintas questões do controvertido programa nuclear norte-coreano a fim de preparar o terreno para as negociações de seis lados.
Precisamente, a desnuclearização da península coreana é um dos assuntos chave da agenda da visita que o “número três” do regime norte-coreano para a Rússia, como informou anteriormente o Ministério das Relações Exteriores russo.
O regime de Pyongyang ameaçou hoje mesmo realizar um novo teste nuclear em resposta à recente aprovação de uma resolução da ONU para julgar “crimes contra a humanidade” da Coreia do Norte no Tribunal Penal Internacional. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.