Coreia do Sul desativa reator por causa de inundação em usina nuclear
Seul, 25 ago EFE (EFE).- Um dos reatores nucleares da usina de Gori-2, na Coreia do Sul, foi desativado nesta segunda-feira por causa de uma inundação em suas instalações, informou a proprietária da central, que, por enquanto, descartou o risco de possíveis vazamentos.
O reator da central, localizada a cerca de 450 quilômetros de Seul, foi paralisado nesta madrugada pelos operários após a infiltração de água de chuva, explicou em comunicado a companhia elétrica sul-coreana Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP).
“Por causa da infiltração de uma quantidade excessiva de água no edifício de refrigeração do vapor proveniente das turbinas, decidimos desativar manualmente o reator para garantir a segurança do equipamento elétrico”, assinalou a KHNP.
“Não foi detectada qualquer ameaça imediata de vazamentos radioativos”, acrescentou a empresa proprietária da usina Gori-2, em operação desde julho de 1983.
Fortes chuvas foram registradas hoje em Busan, a segunda cidade mais povoada da Coreia do Sul e que se encontra próxima à usina nuclear em questão.
Na cidade de Changwon, também ao sudeste do país, as fortes chuvas causaram pelo menos uma morte e deixaram outras quatro pessoas desaparecidas, todos elas passageiros de um ônibus que foi arrastado por uma enchente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.