Coreia do Sul não registra novos casos de contágio e mortes por MERS

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2015 04h04 - Atualizado em 19/03/2020 15h39

Seul, 20 jun (EFE).- O governo da Coreia do Sul não registrou neste sábado nenhum novo caso de contágio ou morte pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), o que evidenciaria que o país começa a conter o surto, que já causou 24 mortes.

Trata-se da primeira vez em 16 dias que as autoridades não detectam novos casos e o número de contágios pelo novo coronavírus se mantém em 166, informou o Ministério da Saúde sul-coreano.

A ausência de novos casos hoje segue a queda registrada ontem, quando o número de novos contágios aumentou em apenas um, o que leva o governo a considerar que “a propagação da doença está agora em declínio”, avaliou um funcionário do Ministério Saúde, segundo a agência “Yonhap”.

Mesmo assim, as autoridades advertiram hoje que não se pode descartar que o número de afetados pelo vírus aumente, já que, por enquanto, 5.197 pessoas continuam em quarentena e algumas delas poderiam desenvolver a doença.

Desde que o país registrou seu primeiro caso no dia 20 de maio, o de um homem de negócios que contraiu a doença durante uma viagem ao Oriente Médio, mais de 12 mil pessoas chegaram a ficar em quarentena pelo risco de uma possível infecção.

Delas, 7.400 já deixaram o isolamento depois que não manifestaram sintomas da MERS após o período de incubação máximo de 14 dias.

Até o momento, 36 pessoas diagnosticadas com o vírus receberam alta dos hospitais, depois que se curaram completamente da doença.

A taxa de mortalidade da MERS na Coreia do Sul está, por enquanto, ao redor de 14% e a maioria das mortes ocorreu entre idosos que já sofriam com outros problemas graves de saúde.

A Coreia do Sul é, depois da Arábia Saudita, o país mais registrou casos da doença, que soma 1.200 contágios detectados no mundo todo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.