Criação de cidade só para LGBT na Holanda era brincadeira, revela ONG
Bruxelas, 19 jun (EFE).- A suposta iniciativa da cidade holandesa de Tilburg de construir uma cidade só para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGTB) foi revelada nesta quinta-feira como uma brincadeira da fundação pró-LGBT Roze Maandag, que pretendia chamar a atenção para a luta contra a homofobia e a intolerância.
A notícia de que Tilburg planejava promover uma pequena cidade para que vivessem nela “com segurança” foi divulgada ontem em diversos veículos locais e contou inclusive com a cumplicidade da prefeitura da cidade.
Por outro lado, a Roze Maandag (“Segunda-Feira Rosa”, em holandês) emitiu hoje um comunicado no qual afirmou que o suposto povoado era uma piada “contra a intolerância contra a comunidade gay”.
De acordo com o comunicado, a reação “negativa” que milhares de pessoas expressaram majoritariamente nas redes sociais diante de tal proposta se tornou “positiva” para a fundação.
“Os membros da comunidade gay têm que lidar diariamente com a discriminação e a violência. Uma cidade para gays não é a solução para esse problema”, afirmou a fundação.
A Roze Maandag organiza todos os anos um festival em Tilburg com temática gay aberto à participação de todos que desejarem se unir às celebrações, uma festa que em 21 de julho terá sua 23ª edição e que é considerada o maior evento gay da Holanda.
“Não é para excluir, seu principal objetivo é a inclusão de todos”, disseram os organizadores. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.