Cuba lembra 55º aniversário da entrada de Fidel Castro em Havana
Havana, 10 jan (EFE).- O evento principal em comemoração dos 55 anos da entrada de Fidel Castro e sua caravana de guerrilheiros em Havana, após o triunfo da revolução em 1959, aconteceu nesta sexta-feira depois de ter sido adiado há dois dias por causa do mau tempo.
A celebração aconteceu durante a tarde no centro letivo “Cidade Liberdade”, o antigo quartel Columbia onde Fidel Castro pronunciou um discurso no dia 8 de janeiro de 1959, após sua chegada à capital do país.
Foi neste mesmo local que chegou a chamada “Caravana da Liberdade”, que acontece todos os anos de maneira simbólica, com a participação de jovens, crianças e ex-combatentes da Sierra Maestra, que refazem o percurso feito por Fidel Castro durante a guerrilha.
Nem o líder cubano, que se aposentou do poder em 2006, nem seu irmão, o presidente Raúl Castro, assistiram ao evento desta sexta-feira que foi comandado pelo primeiro vice-presidente do país, Miguel Díaz-Canel, e pelo segundo secretário do Partido Comunista cubano (PCC), José Ramón Machado Ventura.
Díaz-Canel pronunciou o único discurso do evento no qual destacou que “este momento é decisivo” para a história dos cubanos e afirmou que a cultura é “a espada e o escudo” da revolução.
O “número 2” do governo da Ilha afirmou que a revolução chega aos seus 55 anos “com uma obra madura, consolidada e que se renova com sua direção histórica viva e à frente”.
Esta é uma das comemorações mais importantes dentro do calendário oficial em Cuba pelo 55º aniversário do triunfo da revolta armada liderada por Fidel Castro contra o regime de Fulgencio Batista.
Na última quarta-feira, o ex-presidente Fidel Castro, de 87 anos, foi visto na inauguração de um ateliê do pintor Alexis Leyva “Kcho” em Havana, depois de nove meses de sua última aparição pública e no mesmo dia em que completavam 55 anos de sua entrada triunfal na capital.
No primeiro dia do ano, o presidente Raúl Castro, de 82 anos, liderou na cidade de Santiago de Cuba o evento principal do 55º aniversário do triunfo da revolução. EFE
rmo/rpr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.