Denise: Corte da taxa básica de juros é notícia positiva e esperada pelo mercado
Copom confirma expectativas e corta Selic para 6% ao ano, o menor patamar na história. Enquanto isso, o Banco Central dos Estados Unidos também anunciou uma redução na taxa de juros na tentativa de estimular a economia local.
“São duas noticias bem positivas que o mercado global já vinha esperando, tanto aqui quanto nos Estados Unidos. Na média, o mercado contava com corte de 0,25 e isso foi apontado no relatório Focus, divulgado na segunda-feira (29) pelo Banco Central. Só que o mercado futuro de juros já vinha embutindo essa possibilidade de um corte de meio ponto percentual dada as condições atuais, como a fraqueza da atividade econômica, que têm levado o Governo a tomar outras medidas como a liberação do FGTS e do PIS/Pasep.”
“Nós vimos uma estratégia, especialmente da Caixa Econômica Federal, no sentido de estimular mais o crédito, com a redução importante dos juros anunciada na última quarta (31). A inflação está sob controle e a reforma da Previdência avançando, estão dadas as condições técnicas para que não se imagine que o Banco Central tem como foco apenas estimular o consumo”, completa Denise.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.