Denise: Mercado financeiro mais uma vez corta previsão de crescimento do Brasil
Como já era esperado, mais uma semana em que o mercado financeiro corta a previsão de crescimento do Brasil. O corte dessa semana foi pequeno, de 1,23%. Na semana passada, estava em 1,24%, mas de qualquer modo é a confirmação da previsão de um crescimento muito fraco da economia para este ano. O viés, como se diz no mercado, ainda é de baixa porque algumas instituições estão trabalhando com até 1%, então quando se faz a média é esse resultado esperado, um corte adicional nessa projeção de crescimento.
Pro ano que vem fica mantida a expectativa de expansão do PIB de 2,5%. Em relação à inflação, não houve alteração. O mercado trabalha com 4,07% de variação do IPCA este ano, e no ano que vem 4%. O IPCA 15 que é a prévia da inflação oficial que saiu na semana passada foi uma boa notícia em relação ao comportamento da inflação porque havia preocupação com algumas pressões pontuais que vinham sustentando os índices acima do esperado.
O IPCA 15 ainda ficou acima da média das variações dos últimos anos, mas com uma desaceleração importante em relação ao mês anterior, então a variação de 0,35% do IPCA 15 agora em maio acabou colaborando pra essa manutenção dessa expectativa de fechamento de ano.
Dessa forma, a inflação deixa de ser preocupação, que passa a ser com as condições de retomada de crescimento. Uma expectativa muito grande quanto à aprovação da Reforma da Previdência, e que talvez possa dar um fôlego adicional lá pro fim do ano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.