Depardieu acata multa por conduzir sob efeito de álcool, mas troca carteira

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 14h24
  • BlueSky

Paris, 8 abr (EFE).- O ator Gérard Depardieu aceitou nesta terça-feira a multa de US$ 5,5 mil imposta por ter causado um acidente de moto em 2012, quando conduzia com uma elevada taxa de álcool no sangue, mas poderá seguir conduzindo, já que mudou sua carteira de motorista francesa por outra belga.

Embora não tenha comparecido no Tribunal de Apelação de Paris, que julgava hoje seu caso, o intérprete foi representado por seu advogado, Eric de Caumont, que anunciou a retirada do recurso contra a multa imposta em junho passado, quando ocorreu a primeira instância.

Além disso, o advogado explicou que a decisão de suspender a carteira de Depardieu durante seis meses – medida imposta pelos juízes – não teria efeito, já que, em meio ao processo, Depardieu mudou sua carteira de motorista francesa por outro belga, sobre a qual as decisões judiciais da França não têm validade.

O intérprete de “Cyrano de Bergerac”, de 65 anos, foi detido no final de novembro de 2012, quando provocou um pequeno acidente com sua moto. Na ocasião, o ator tinha 1,8 gramas de álcool no sangue, frente aos 0,5 permitidos pela lei.

Ao longo deste procedimento judicial, Depardieu nunca se apresentou perante os tribunais, alegando compromissos trabalhistas no exterior em cada ocasião, o que acabou atrasando o andamento do mesmo.

Nos últimos anos, em desacordo com a política fiscal francesa e seus altos impostos, o ator anunciou seu exílio fiscal à Bélgica e, inclusive, chegou a pedir nacionalidade russa, que, por sinal, foi concedida pelo presidente Vladimir Putin. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.