Dilma dá entrevista internacional e Arruda será candidato ficha-suja
No comentário do Jornal da Manhã desta quinta-feira, o comentarista Fernando Rodrigues falou sobre a postura da presidente Dilma em relação à imprensa. Rousseff deu entrevista à CNN, rede de tv a cabo mais antiga dos EUA, especializada em notícias 24h.
Para Rodrigues, a presidente da República e candidata à reeleição tentar aparecer num período em que não pode mais, por exemplo, fazer propaganda dos feitos do Governo por meio das estatais, devido à lei eleitoral vigente.
Por isso, a fala com a CNN faz parte de uma agenda internacional com muitas entrevistas para Dilma. Com jornalistas brasileiros, entretanto, a presidente fala muito pouco, avalia Rodrigues.
A agenda é uma estratégia compreensível, diz Rodrigues, mas é lamentável esperar a presidente falar a jornalistas de outros países para sabermos no Brasil o que ela pensa a respeito de assuntos aqui concernentes.
Candidato ficha-suja
Outro assunto discutido foi o caso do ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda, que foi condenado em segunda instância ontem, 9 de julho, no Tribunal de Justiça do DF, por 2 a 1.
Mesmo condenado, Arruda continua sendo candidato ao governo do Distrito Federal. Isso porque a data final para o registro da candidatura foi 5 de julho. E o STF em 2012 julgou uma ação direta de inconstitucionalidade definindo quando o candidato fica inelegível e é justamente se ele for condenado até o registro da candidatura.
Arruda é acusado de participar do mensalão do DEM e foi condenado em uma ação correlata a esse caso.
Essa é uma das idiossincrasias da política, avalia Fernando Rodrigues. Os eleitores do Distrito Federal é que têm que julgar agora, diz.
Ouça os comentários completos no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.