Diretor de AIEA viaja para Irã para tirar mais dúvidas sobre programa nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 19/09/2015 14h19

Viena, 19 set (EFE).- O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, viajou neste sábado de Viena para Teerã, onde se reunirá amanhã com altos cargos do governo para esclarecer dúvidas sobre o programa nuclear do iraniano.

“A visita estará centrada na cooperação entre a AIEA e a República Islâmica do Irã no contexto do roteiro para esclarecer assuntos pendentes do passado e do presente do programa nuclear do Irã”, assinalou o comunicado.

Segundo o roteiro, assinado no mesmo dia em que foi fechado em Viena o acordo entre o G5+1 e o Irã, a República Islâmica deve esclarecer até 15 de outubro qualquer dúvida sobre seu programa nuclear.

Há quatro anos, em novembro de 2011, a AIEA emitiu uma lista com possíveis dimensões militares do programa nuclear, incluindo suspeitos experimentos clandestinos com explosivos especiais.

A agência nuclear da ONU diz que obteve essas informações, que considerou “críveis”, com diferentes serviços de inteligência.

Após receber a informação do Irã, a AIEA deverá elaborar uma análise definitiva sobre o presente e o passado do programa nuclear iraniano e entrega-lo até 15 de dezembro.

Só se a AIEA emitir essa análise, o acordo nuclear internacional com o Irã poderá entrar em vigor e assim também o fim das sanções internacionais contra o Irã.

Em troca do levantamento das medidas punitivas, o Irã deverá limitar vários aspectos de seu programa nuclear durante períodos que variam entre 10 e 25 anos. EFE