Ebola ameaça campanhas de vacinação em países atingidos por epidemia
Genebra, 2 set (EFE).- A epidemia do vírus ebola, que já infectou três países da África Ocidental (Guiné, Libéria e Serra Leoa), ameaça as campanhas regulares de vacinação nestes países, informou um comunicado da Unicef divulgado nesta terça-feira.
Além disso, doenças como malária, diarreia, pneumonia ou a desnutrição grave, que são comuns em crianças, “não estão sendo tratadas devidamente”, segundo o porta-voz do organismo, Christophe Boulier.
“A malária, os casos de diarreia ou de complicações pulmonares não estão sendo tratadas, embora sejam extremamente perigosas para os menores. Há ainda a possibilidade de casos de pólio ou de sarampo, já que as campanhas de vacinação estão em ponto morto”, afirmou Boulier.
O porta-voz não revelou quais campanhas de imunização que tinham sofrido atraso, quais estavam totalmente paralisadas, as doenças mais suscetíveis de reaparecer ou do risco que apresentavam para os países infectados.
Boulier se limitou a dizer apenas que “os sistemas de saúde já estão saturados na luta contra o ebola e doenças crônicas”.
O funcionário da Unicef disse ainda que cerca de três milhões de crianças seriam prejudicas na volta às aulas, já que as escolas estão sendo usadas como centros sanitários e em muitos lugares o início do período escolar foi cancelado devido aos riscos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.