EI lança novo ataque contra o enclave curdo-sírio de Kobani
Beirute, 25 jun (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou nesta quinta-feira um novo ataque contra o enclave curdo de Kobani, no norte da Síria, onde enfrenta as milícias das Unidades de Proteção do Povo Curdo, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
A ofensiva começou com a explosão de um carro-bomba posicionado pelos jihadistas no cruzamento de Mursitpinar, que liga Kobani à Turquia.
Desde ontem à noite, há combates nessa passagem fronteiriça, na Rua 48 da cidade e em outras áreas.
Dezenas de pessoas morreram no atentado e nos enfrentamentos, segundo o OSDH, que não detalhou seu número.
Kobani, que fica no norte da província de Aleppo, foi alvo de uma ofensiva do EI entre setembro e janeiro, mas os extremistas acabaram sendo expulsos pelos efetivos curdos da cidade.
Por outro lado, o Estado Islâmico também iniciou uma ofensiva contra os bairros sob o controle do regime sírio na cidade de Al Hasaka, no nordeste do país.
As partes trocaram fogo de artilharia e aviões do Exército vêm fazendo bombardeios contra posições dos radicais.
O EI detonou um veículo carregado com explosivos perto de um posto de controle das autoridades na entrada oeste de Al Hasaka.
Os extremistas alcançaram a rua da Cidade Esportiva e áreas em frente à prisão central da cidade, além de um quartel da Segurança Criminal, após tomar o controle dos bairros de Al Neshua e Al Sharia, no sul e no sudoeste de Al Hasaka.
O OSDH relatou que pelo menos 30 membros do regime e 20 do EI morreram nos confrontos.
Ainda segundo essa organização, 60% de Al Hasaka está sob o domínio das forças curdas, enquanto 40% está nas mãos do regime.
Em várias ocasiões, o EI tentou entrar nessa cidade e fez ataques no passado contra alvos governamentais sírios e curdos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.