Em Dubai perder peso vale ouro
Marta Pérez Cruzado.
Dubai, 2 ago (EFE).- Receber gramas de ouro como recompensa pelo esforço de perder peso pode ser um bom incentivo e se transformou na fórmula que o governo do emirado de Dubai acaba de lançar para lutar contra a obesidade.
Essa campanha, que completa agora seu segundo ano, espera envolver mais de 15 mil pessoas.
Ela é voltada fundamentalmente às famílias e está aberta a quem quiser participar, desde cidadãos locais com nacionalidade árabe até imigrantes com visto de residentes ou inclusive turistas.
Os interessados só precisam se inscrever no site (thedmgold.com) e comparecer a um dos cinco pontos habilitados na cidade onde serão pesados e terão sua estatura medida.
Ryan Oris Vassalo, um garçom filipino de 29 anos que foi a um desses lugares, não tem problemas em admitir à Agência Efe que se uniu à campanha basicamente “pelo ouro” e que se definiu o objetivo de perder entre três e cinco quilos.
Sushma Serigara, empregada de nacionalidade indiana de 26 anos que se registrou com sua mãe, disse que teve a mesma motivação e que, se não fosse o prêmio em ouro, não teria participado.
A quantidade de ouro que as autoridades entregarão aos que perderem no mínimo dois quilos de peso aumentou nesta segunda edição.
Os adultos que participem a título individual receberão como compensação um grama de ouro por quilo perdido e os integrantes de famílias que se registrem com menores de 14 anos ganharão dois gramas por quilo.
Levando em conta que o preço do grama de ouro é de cerca de 30 euros nos Emirados, a meta de Serigara é emagrecer entre cinco e sete quilos para ganhar cerca de 200 euros.
O valor é importante para a economia de muitas famílias em um país onde um garçom ou uma empregada pode receber um salário mensal de pouco mais de 500 euros.
A recompensa pretende conscientizar os pais da necessidade de que seus filhos tenham hábitos de alimentação saudáveis e desenvolvam uma vida saudável, segundo a campanha, denominada “Seu Filho em Ouro”.
Especialistas em nutrição elogiam a iniciativa dos Emirados, onde estima-se que a obesidade afete 73% das mulheres, 67% dos homens e 40% das crianças.
Duna Jorshi, nutricionista do Hospital de Diagnóstico do Golfo, em Abu Dhabi, assegura que são “muito importantes as campanhas preventivas para evitar o desenvolvimento de uma doença como a obesidade, que tem graves consequências em termos de colesterol, hipertensão, riscos cardiovasculares e diabetes”.
Nesse sentido, a especialista afirma que nos Emirados “a comida é o elemento central da atividade social” porque “está presente em todos os lugares e todas horas”, ao que se une o gosto pelo açúcar e os doces, alimentos disponíveis “a preços muito baratos”.
Diante dessas circunstâncias, acrescenta, a população quer enfrentar o problema, mas na maioria dos casos “carece da vontade e da disciplina necessárias para seguir um plano”, por isso é adequado “utilizar o ouro como gancho” e que na frente apareça “a informação calórica” em todos os alimentos à venda.
Por sua vez, a nutricionista do hospital Mediclinic Welcare de Dubai Amera Varghese destaca que “frequentemente o aumento de peso está relacionado com o estilo de vida moderno, que faz com que seja fácil comer e beber mais, e que por outro lado não favorece a atividade física”.
Por isso, sustenta, essa iniciativa governamental pode ser “o início de uma viagem rumo a um peso saudável e a mudança dos hábitos alimentícios atuais”, sempre que for um compromisso a longo prazo.
Para começar, dezenas de pessoas estão indo todos os dias às barracas instaladas para formalizar seu registro e se submeter ao exame dos especialistas.
Homens, mulheres e crianças, entre os quais há famílias inteiras, esperam conquistar o cobiçado prêmio.
Idade e peso não importam, o que faz diferença é passar os posteriores controles e conseguir o objetivo de emagrecer antes de a campanha acabar no dia 15 de setembro. EFE
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