Enfermeira britânica com ebola já descansa em sua casa após superar doença
Londres, 25 jan (EFE).- A enfermeira britânica Pauline Cafferkey descansa neste domingo em sua casa depois que as autoridades de saúde lhe deram alta no sábado e confirmaram que ela está totalmente curada do ebola.
“Estou feliz de estar viva”, declarou ao jornal “Scotland on Sunday” Cafferkey, que assegurou que os cuidados recebidos pelos profissionais do hospital londrino Royal Free onde esteve internada “salvaram a vida”.
“Sempre me tranquilizaram e sabia que estava nas melhores mãos”, acrescentou a enfermeira, que chegou a ficar em estado crítico.
Cafferkey, de 39 anos, funcionária do Serviço Nacional de Saúde (NHS, por sua sigla em inglês), foi diagnosticada com ebola em dezembro após retornar de Serra Leoa, onde trabalhava com a organização humanitária “Save the Children”.
A enfermeira, nascida na cidade escocesa de Glasgow, seguiu um tratamento experimental antiviral elaborado com plasma sanguíneo de outro enfermeiro britânico, Will Pooley, que superou a doença no ano passado.
Em virtude dos protocolos em vigor no Reino Unido, qualquer pessoa que é diagnosticada com ebola deve ser transferida o mais rápido possível à unidade de isolamento preparada especialmente no hospital Royal Free da capital britânica.
O ebola -cujos primeiros sintomas são febre, dores musculares, cansaço e dor de cabeça- causou a morte de quase oito mil pessoas na África Ocidental desde que o surto começou há um ano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que o número de infectados em Serra Leoa, Libéria e Guiné superou o número de 20 mil. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.