Entrevistas na televisão marcam semana política dos principais candidatos

  • Por Jovem Pan - Brasília
  • 11/08/2014 16h36

O que vai ser mais relevante no poder e na política nesta semana é que os principais candidatos à Presidência darão entrevistas ao Jornal Nacional, da Rede Globo, informa Fernando Rodrigues, comentarista político Jovem Pan, de Brasília.

Outro atos de campanha são:

Dilma Rousseff (PT) vai a São Paulo nesta segunda, em reunião com empresários e estudantes.

Aécio Neves (PSDB) inicia terça um gira pelos estados do nordeste, começando por Teresina, Piauí.

Eduardo Campos (PSB) se reúne com arcebisbo do RJ, Dom Orani Tempesta, nesta terça. Na quinta, ao lado de Marina Silva, sua vice, Campos inaugura um comitê de campanha em Brasília.

Engajado na campanha eleitoral, Lula lança um site sobre políticas públicas realizadas pelo Governo Federal desde 2003, quando o PT assumiu o poder.

Na quarta, o Supremo Tribunal Federal elege Ricardo Lewandowski como novo presidente da Corte, após a aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Na quinta, ocorre primeiro debate dos candidatos ao Governo Paulista, transmitido pela TV Bandeirantes.

Wiki

O Governo anunciou que investigará o uso de computadores do Palácio para alterar verbetes de políticos e jornalistas na Wikipedia, enciclopédia online. 

O vandalismo cibernético ocorreu num ambiente estatal, enfatiza Fernando Rodrigues; aconteceu dentro do Governo.

Primeira reação do Palácio foi tão lamentável quanto o episódio em si. Como isso ocorre desde 2013, foi dado um anúncio protocolar.

Possivelmente nada vai acontecer, avalia Fernando. “Como a presidente de um país como o Brasil não guarda os registros de um computador?”, questiona Rodrigues.

Esse é um caso que mistura lamentavelmente o pensamento autoritário com a incapacidade gerencial, conclui.

Campanha audiovisual 

A Globo começou a fazer o acompanhamento diário dos principais candidatos à presidência e aos governos. As pesquisas, porém, não demonstram nenhuma alteração dos candidatos ainda.

O Datafolha avalia a intenção de votos em oito estados – SP, RJ, MG, CE, RS, PR, PE e DF. Os resultados saem quinta ou sexta-feira.

Já o Jornal Nacional abre espaço para rodada de entrevistas com os quatro candidatos mais bem colocados em entrevistas. Hoje, segunda-feira, Aécio Neves fala por 12 minutos. Depois, é a vez de Eduardo Campos. Então, é a vez de Dilma Rousseff. Por último, fala o Pr. Everaldo (PSC).

O Jornal Nacional tem audiência estimada de 36 milhões de pessoas.

A expectativa, contudo, é de melhorar suas intenções a partir de semana que vem (19 de agosto), quando começa o famigerado horário eleitoral na televisão e no rádio.