Estado Islâmico fuzila 3 estudantes de jornalismo no Iraque
Mossul (Iraque), 5 ago (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) fuzilou nesta quarta-feira três estudantes de jornalismo da Universidade de Mossul, no norte do Iraque, por divulgar fotografias e colaborar com meios de comunicação estrangeiros.
O membro do Sindicato de Jornalistas Iraquianos, Sufian al Mashadani, disse à Agência Efe que os três jovens foram sequestrados pelo EI no domingo passado junto com outro estudante, que foi libertado por “falta de provas”.
Os quatro estudavam na Universidade de Mossul e foram acusados pelos jihadistas de divulgar no Facebook fotografias feitas dentro do território do califado.
Al Mashadani afirmou que o EI ainda mantém sequestrados oito jornalistas em Mossul e que se desconhece o lugar onde estão retidos.
No último mês de julho, a organização terrorista matou o cinegrafista Yalaal al Abadi, por supostamente ter cooperado com “o regime pró-iraniano de Bagdá”.
Desde que o EI ocupou Mossul, em 10 de junho do ano passado, assassinou centenas de pessoas por opor-se a sua ideologia extremista, entre elas ativistas de direitos humanos, médicos, jornalistas, militares e policiais.
O EI declarou no final de junho de 2014 um califado nos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.