Estado Islâmico toma controle de último bastião do regime sírio em Al Raqqah

  • Por Agencia EFE
  • 08/08/2014 06h42

Cairo, 8 ago (EFE).- Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) tomaram nesta sexta-feira o controle do aeroporto militar de Al Tabaqa, o último bastião do regime de Bashar al Assad na província de Al Raqqah, no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os radicais do EI enfrentaram as forças governamentais nessa região e conseguiram expulsar o Exército, o que provocou um número de vítimas que ainda não foi apurado pelo OSDH.

Este avanço acontece depois que o EI assumiu totalmente o controle da base da 93ª Brigada ontem à noite, na localidade de Ain Issa, no norte de Al Raqqah, após violentos confrontos com o Exército sírio que começaram com um atentado com carros-bomba cometido por três suicidas do grupo jihadista.

As explosões no acesso à 93ª Brigada e seus arredores provocaram o recuo das forças do regime sírio para o aeroporto militar, ao leste da base.

Pelo menos 36 soldados morreram na operação de ataque à base – alguns foram degolados depois – enquanto o EI sofreu 15 baixas nos enfrentamentos, a maioria deles de combatentes com nacionalidades estrangeiras.

No dia 25 de julho, os jihadistas tomaram o controle da Divisão 17, uma das maiores do nordeste da Síria, o que provocou a morte e execução de pelo menos 105 membros das forças do regime, segundo o OSDH.

Entre os mortos estão pelo menos 16 oficiais, e ainda há mais de 140 soldados cujo paradeiro é desconhecido.

O EI controla Al Raqqah e grande parte da província vizinha de Deir ez Zor, onde várias tribos e organizações armadas juraram lealdade aos jihadistas por seus avanços.

A organização extremista sunita proclamou no final de junho um “califado” nos territórios do Iraque e da Síria.

Mais de 171 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria em meados de março de 2011, de acordo com números do OSDH. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.