Estados Unidos planejam executar quatro presos nas próximas 48 horas
Austin (EUA), 27 jan (EFE).- Se nada ou ninguém impedir, Warren Hill, Garcia White, Richard Glossip e Robert Ladd serão os presos executados nas próximas 48 horas nos estados de Geórgia, Oklahoma e Texas.
O primeiro será Hill, de 54 anos, que em 1986 foi condenado à prisão perpétua por matar sua namorada, Myra Wright, e depois condenado à morte pelo assassinato, em 1990, de um companheiro de cela. A execução de Hill está programada para às 19h (horário local, 22h em Brasília) na Penitenciária de Jackson, na Geórgia.
Amanhã, no Texas, está prevista a execução de White, de 51 anos, às 18h (horário local, 22h em Brasília). Ele foi condenado pelo assassinato, em 1989, de Bonita Edwards, com quem tinha um relacionamento, e de suas duas filhas, Bernette e Anette, gêmeas de 16 anos, a primeira encontrada ainda com evidências de abuso sexual no corpo.
Para quinta-feira estão programadas as execuções de Ladd, no Texas, e de Glossip, em Oklahoma, ambas às 18h (horário local, 22h em Brasília). O primeiro, de 57 anos, foi condenado à morte por invadir a casa de uma colega de trabalho em 1996, estuprá-la, assassiná-la com um martelo e atear fogo ao corpo, antes de saquear joias e aparelhos eletrônicos da casa. Ladd comprou cocaína e craque com o dinheiro obtido do roubo. Ele já tinha cumprido pena de 12 anos por assassinar uma mulher e suas duas filhas em 1978, em um caso muito parecido ao que voltou a cometer duas décadas depois.
Glossip, por sua vez, foi condenado à pena capital por encomendar a morte de Barry Alan Van Treese, proprietário do hotel em que trabalhava e do qual fora demitido. A Corte Suprema de Justiça aceitou na semana passada realizar uma audiência para analisar a eficácia das novas injeções letais usadas em Oklahoma, após as execuções fracassadas do ano passado. Por conta disso, a Justiça poderia suspender a execução de Glossip até a realização da audiência.
Para amanhã também estava programada a execução no Missouri de Marcellus Williams, afro-americano de 45 anos, condenado por esfaquear, em 1998, uma mulher durante um roubo. Contudo, a ação está suspensa para a análise de novos exames de DNA.
Somente nesses primeiros dias de 2015, quatro presos já foram executados nos Estados Unidos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.