EUA apresentarão em breve resolução sobre Irã ao Conselho de Segurança da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 13h47

Washington, 14 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que apresentará provavelmente semana que vem um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU para permitir a entrada em vigor o acordo sobre o programa nuclear iraniano.

“Apresentaremos semana que vem ou pouco mais tarde um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU” sobre o acordo nuclear com o Irã, disse uma alta funcionária americana que pediu o anonimato em entrevista coletiva telefônica.

O acordo pactuado hoje entre Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) só entrará em vigor depois de ser aprovado em resolução no Conselho de Segurança da ONU.

A resolução será apresentada pelos Estados Unidos e não se espera que enfrente o veto de nenhum dos membros permanentes do Conselho de Segurança, todos eles participantes das negociações nucleares, segundo a funcionária.

A resolução deve refletir os prazos estipulados em Viena para o levantamento progressivo das sanções ao Irã e autorizará o recurso de represálias econômicas caso haja descumprimento dos termos do pacto pelo governo iraniano.

O acordo alcançado hoje não inclui a fim do embargo de armas da ONU, que durará mais cinco anos, nem a proibição de compostos para seu programa de mísseis balísticos, que será mantido por mais oito anos.

Funcionários americanos indicaram que esses dois vetos, que centraram o debate e prolongaram as negociações nos últimos dias, também serão suspensos também, mas antes é necessário que o Irã demonstre seriedade no cumprimento dos compromissos sobre seu programa nuclear.

O presidente americano, Barack Obama, ressaltou hoje que o acordo com o Irã “não está baseado na confiança, mas na verificação, e haverá consequências muito reais” se o país descumprir seus compromissos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.