EUA e Turquia fecham acordo para treinar e equipar oposição síria

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2015 18h50

Ancara, 19 fev (EFE).- Os Estados Unidos e a Turquia assinaram um acordo para treinar e equipar com armas à “oposição moderada” da Síria, anunciou nesta quinta-feira em Ancara o ministro de Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

Em entrevista à imprensa em Ancara, o chefe da diplomacia turca informou que o acordo foi fechado pelo vice-secretário do Ministério das Relações Exteriores de seu país, Feridun Sinirlioglu, e pelo embaixador dos Estados Unidos na capital, John Bass.

Cavusoglu ressaltou que armadas e treinadas as forças lutariam tanto contra o regime do presidente sírio, Bashar al Assad, quanto contra o movimento Estado Islâmico e outros grupos terroristas.

Segundo relatórios da imprensa nos últimos dias, Washington fornecerá os equipamentos e a Turquia fará o treinamento dos membros do Exército Livre da Síria em grupos de 100 homens na província Kirsehir, na região da Anatólia Central, durante três meses.

Fontes do Pentágono citadas pela imprensa calculam que 1.200 homens participarão do programa previsto para começar em março. Calcula-se que todo trabalho dure três anos, durante os quais incluiria outros países, como Jordânia e Arábia Saudita, a fim de preparar 15 mil membros da oposição em todo o período.

“Ainda há muito o que fazer. Na vizinhança geográfica e em outras partes do mundo há situações muito caóticas. Achamos que podemos marcar uma diferença trabalhando juntos”, disse Sinirlioglu durante a cerimônia de assinatura, segundo a agência turca “Anadolu”.

Já Bass afirmou que este é apenas o começo.

“Sempre somos mais fortes se trabalhamos juntos”, disse o representante americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.