EUA mataram líder da Al Qaeda no Iêmen, segundo “CNN”
Washington, 15 jun (EFE).- Os Estados Unidos mataram na sexta-feira passada o líder da Al Qaeda no Iêmen, Nasser al Wahayshi, em um ataque com drones na região iemenita de Hadramaut, informou nesta segunda-feira a emissora “CNN”.
A emissora cita fontes de segurança nacional iemenitas e assegura que homens da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP) escreveram tweets nos quais falam do martírio de Wahayshi, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos.
As redes sociais também indicam que a AQAP já nomeou um substituto: Qasm al Rimi, também conhecido como Abu Hureira al Sanaani.
Os Estados Unidos consideram a AQAP uma das organizações terroristas que mais representam perigo à segurança nacional, por ter tentado em várias ocasiões organizar atentados em território americano ou contra interesses do país no exterior.
O conflito no Iêmen e a falta de autoridade central desde o golpe de estado dos xiitas houthis tinham elevado o temor que a AQAP aproveitasse o vazio de poder para consolidar-se em áreas remotas do Iêmen.
Neste fim de semana, os EUA também realizaram um ataque antiterrorista contra o líder da Al Qaeda no Magrebe Islâmico, Mokhtar Belmokhtar, mas, por enquanto, o Pentágono não confirmou que o terrorista tenha morrido, algo que asseguram fontes do governo líbio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.