Ex-vice-presidente da Guatemala segue internada em hospital militar

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 18h19

Guatemala, 12 set (EFE).- A ex-vice-presidente da Guatemala, Roxana Baldetti (2012-2015), presa desde 21 de agosto acusada de corrupção, permanece internada desde sexta-feira em um hospital militar, informaram neste sábado diversas fontes.

Baldetti foi levada na sexta-feira de manhã ao Centro Médico Militar, ao leste da Cidade da Guatemala, e se mantém vigiada por guardas do Sistema Penitenciário, segundo confirmou o Ministério de Governo (Interior) através de suas redes sociais.

A ex-vice-presidente solicitou seu ingresso ao hospital com um quadro de “38 graus de temperatura” e uma infecção, segundo o documento apresentado pela defesa de Baldetti perante o juiz Miguel Ángel Gálvez, a cargo do Tribunal B de Maior Risco, que cuida do caso.

De acordo com a mesma solicitação, a ex-vice-presidente assegura que “ninguém” a “tratou mal ou a agrediu” durante sua estadia na prisão Santa Teresa, onde está desde 2 de setembro, mas sim advertiu que tem “temor” de uma mulher guarda que falou mal dela nos “noticiários”.

Baldetti foi capturada em 21 de agosto em um hospital privado e posteriormente, após escutar as acusações contra si, foi levada à prisão do quartel militar Matamoros.

O juiz Gálvez, no entanto, determinou que a sindicada devia ser enviada a uma prisão comum e por isso foi para a prisão de Santa Teresa.

Baldetti renunciou em 8 de maio após ser apontada de pertencer à estrutura de corrupção aduaneira batizada pelas autoridades como “La Línea”, a mesma que derrubou o governo do presidente Otto Pérez Molina, em prisão preventiva desde 3 de setembro apenas horas após renunciar ao cargo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.