Exército iraquiano mata 60 jihadistas ao sul de Mossul, segundo fonte militar

  • Por Agencia EFE
  • 22/02/2015 07h51
  • BlueSky

Mossul (Iraque), 22 fev (EFE).- Pelo menos 60 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram na madrugada deste domingo em uma emboscada armada pelo exército iraquiano ao sul da cidade de Mossul.

Um oficial da Brigada 96 do exército iraquiano, o capitão Suran Mohammed, explicou à Agência Efe que a operação se desenvolveu na área de Al Qayara, a cerca de 50 quilômetros de Mossul, cidade ocupada pelo EI.

O ataque militar contra as forças jihadistas aconteceu enquanto os combatentes extremistas preparavam um atentado contra unidades das forças armadas iraquianas, segundo a fonte.

As tropas tinham recebido informações dos serviços de inteligência que indicavam que o EI tinha a intenção de lançar uma ofensiva, e então adotaram os preparativos necessários e enviaram centenas de soldados para preparar uma emboscada.

Os jihadistas atacaram em um primeiro momento uma área em Tel al Shoeir, próxima à cidade de Sultan Abdullah, na área de Al Qayara.

Posteriormente, e sempre segundo a fonte, os extremistas tentaram desviar a atenção do exército iraquiano com outro ataque, na mesma região, às forças curdas.

Durante o desenvolvimento dessas manobras, as forças armadas iraquianas conseguiram cercar um grupo de jihadistas em um vale e mataram 60 deles. “Apenas uns poucos conseguiram fugir”, disse Mohammed à Efe.

Durante a ofensiva, as tropas terrestres contaram com o apoio de aviões de combate da colação internacional, que bombardearam as linhas defensivas do EI na área.

Na quinta-feira passada, as forças curdas repeliram um ataque lançado pelos jihadistas contra as regiões de Al Kueir e Al Qayara.

As forças curdas tentam rodear Mossul, tomada em junho do ano passado pelo EI, e bloquear as linhas de abastecimento dos extremistas, que se fortaleceram nessa região. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.