Exército turco lança intenso bombardeio contra o PKK no norte do Iraque
Istambul, 8 set (EFE).- A aviação turca bombardeou intensamente durante a madrugada desta terça-feira vários alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, sigla em curdo), a guerrilha curda, no norte do Iraque, em resposta ao ataque lançado pela milícia no domingo em Daglica, no sudeste da Turquia.
Segundo a agência “Anadolu”, a força aérea turca lançou 130 bombas contra 20 alvos e matou entre 35 e 40 milicianos nessa operação.
A agência curda “Firat”, vinculada ao PKK, confirmou o bombardeio, mas não divulgou informações sobre baixas.
A operação aérea, da qual participaram 35 caças F-16 e 18 F-4, começou às 20h GMT da segunda-feira (17h de Brasília) e durou até as 2h GMT de hoje (23h de Brasília de ontem), informou a “Anadolu”.
Os aviões bombardearam vários postos da guerrilha nos montes Kandil, onde o PKK tem seus quartéis-gerais, e áreas adjacentes.
Além disso, a força aérea turca perseguiu entre 20 e 25 milicianos que deixavam Daglica e fugiam para o Iraque.
O ataque do PKK em Daglica matou a 16 soldados e causou comoção na Turquia por ser o incidente mais grave desde que o governo turco e a guerrilha romperam em julho o cessar-fogo proclamado em março de 2013.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, estará presente hoje no funeral dos 16 militares mortos, entre eles um comandante das forças especiais turcas, que será realizado na cidade sudeste de Van. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.