Explosão causa morte de 5 mineradores na Colômbia
Bogotá, 2 jul (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram nesta quinta-feira devido à explosão em uma mina de carvão na qual trabalhavam em uma zona rural da cidade de Samacá, no departamento de Boyacá, no centro da Colômbia, informaram fontes oficiais.
O serviços de emergência chegaram à mina de Los Laureles, que pertence à empresa Carbones Andinos, aonde chegaram unidades de salvamento mineiro dos municípios de Samacá e Ráquira para os trabalhos de resgate.
Uma fonte da Agência Nacional de Mineração disse à Agência Efe que segundo as primeiras informações recebidas, foi “um acidente lamentável com cinco mortes”.
Aparentemente, um acúmulo de gases foi a causa da explosão no interior da mina, segundo disse a jornalistas o diretor de Atenção e Gestão de Risco de Desastres em Boyacá, Alirio Rozo.
“Estão sendo cumpridos todos os protocolos de salvamento para que as unidades de resgate não corram perigo ao tentar tirar os corpos dos mineradores e que se gere uma tragédia maior, devido à quantidade de gás metano que há na zona da emergência”, disse Rozo.
Os mineradores que perderam a vida foram identificados como Diego Lancheros Lazo, Hernando Carvajal, Wilson Arley León, Reinaldo Torres e José Benítez Herrera, segundo a imprensa local.
Os acidentes em minas são frequentes na Colômbia. Em maio, 15 trabalhadores morreram ao ficarem presos em uma mina de ouro que inundou na cidade de Riosucio, no departamento de Caldas, no centro do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.