Explosão de caminhão-tanque no Sudão do Sul deixa 50 mortos e cem feridos

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2015 12h59

Juba, 17 set (EFE).- Mais de 50 pessoas morreram nesta quinta-feira e cem ficaram feridas após a explosão de um caminhão-tanque carregado com gasolina em uma estrada que liga Juba com a população de Maridi.

Um responsável do governo, Baya Philip, o caminhão sofreu um acidente e tombou na estrada, a 135 quilômetros ao sul da capital do Sudão do Sul, Juba.

O veículo explodiu quando uma multidão estava ao redor para recolher gasolina. Segundo a rádio local “Eye”, mais de mil pessoas se aproximaram do lugar.

Por enquanto não há detalhes sobre o acidente, para o qual foi formada uma comissão de investigação.

O Sudão do Sul, que alcançou sua independência do Sudão em julho de 2011, tem grandes poços petrolíferos, apesar de não dispor das infraestruturas necessárias para processar o cru, que exporta através do Sudão aos mercados internacionais.

Para o consumo interno de energia, este jovem país africano compra combustível, principalmente de seus vizinhos Quênia e Uganda, mediante um complexo sistema que começou a sofrer supostos abusos perante a falta de controle do governo.

Isto repercute no fornecimento a várias regiões, que sofrem uma urgente falta de gasolina e diesel no mercado local. EFE