Explosão em Nova York faz 2 prédios desabarem e deixa 3 mortos
Emilio López Romero.
Nova York, 12 mar (EFE).- O desabamento de dois prédios devido a uma explosão provocada por um vazamento de gás no bairro do Harlem, em Nova York, deixou nesta quarta-feira pelo menos três mortos, nove desaparecidos e mais de 20 feridos, dois deles em estado muito grave.
A prefeitura anunciou no fim da tarde que o número de mortos subiu para três e que o total de desaparecidos chega a nove. A única vítima morta identificada até agora se chavava Griselda Camacho.
“A tragédia foi originada por uma explosão de gás”, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva no local do acidente.
A explosão aconteceu por volta das 9h30 locais (10h30 de Brasília) no coração do Bairro Latino do Harlem, apenas 15 minutos depois que um morador de um edifício próximo ligou para a empresa ConEdison para alertar sobre um forte cheiro de gás na região.
Nos dois edifícios que desabaram viviam 15 famílias, e passadas as 15h locais, as autoridades continuavam sem ter notícias de várias pessoas, segundo fontes da polícia citadas no site do jornal “New York Post”.
Foi confirmado que duas das três vítimas que morreram eram mulheres, e que dos 22 feridos, dois estão em estado crítico, segundo os bombeiros.
De Blasio disse que as autoridades buscariam entre os escombros outras possíveis vítimas assim que o incêndio que aconteceu por causa da explosão fosse definitivamente controlado.
Por sua vez, o chefe dos bombeiros, Salvatore Cassano, afirmou que se as primeiras equipes tivessem chegado ao local “cinco minutos antes”, então “agora talvez” teria que falar em mortes entre os bombeiros.
“Estava na sala quando senti uma forte explosão e então os vidros das janelas explodiram. Logo depois fui ao quarto e tinha aconteciado o mesmo”, relatou à Efe uma mulher dominicana que vive em um edifício vizinho.
A mulher explicou que, pouco depois, ela e os outros moradores de prédios próximos foram retirados de casa e que ainda não sabiam quando poderão voltar.
A explosão aconteceu em frente a uma linha férrea de trens urbanos, onde caíram alguns escombros, o que obrigou as autoridades a suspender o serviço que liga Manhattan aos subúrbios do norte da cidade até segunda ordem. EFE
elr/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.