Festival de Cinema de Tóquio começa com estreia mundial de “Operação Big Hero
Tóquio, 23 out (EFE).- O Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF) abre nesta quinta-feira sua 27ª edição com a estreia mundial do novo filme de animação da Disney “Operação Big Hero”, uma comédia robótica baseada na história em quadrinhos homônima da Marvel.
Dirigido por Don Hall (“O Ursinho Pooh”) e Chris Williams (“Bolt: Supercão”), o filme mostra a relação entre Hiro Hamada, um prodigioso inventor de 14 anos, e seu companheiro robô Baymax, em quem o rapaz se apoia após a morte, em estranhas circunstâncias, de seu irmão mais velho Tadashi.
A ação do filme se desenvolve em uma cidade futurista chamada San Fransokyo, resultado da união de San Francisco e Tóquio, e é baseada nos quadrinhos de super-heróis, que passou praticamente despercebido porque só saíram ao mercado poucas edições.
“Operação Big Hero” marca a abertura do festival japonês, que este ano vai até 31 de outubro e que centra sua programação em um gênero cultivado principalmente no Japão, o “anime” (animação japonesa).
Uma das principais seções é a retrospectiva do cineasta Hideaki Anno, criador de “Evangelion”, uma das sagas mais influentes da história da animação japonesa, com vários filmes de sua filmografia, desde seus primeiros trabalhos até os últimos três longas da nova tetralogia da série.
A oportunidade de ver legendados em inglês títulos como “Garm Wars: The Last Druid” e “The Next Generation: Patlabor”, de Mamoru Oshii (“Ghost in the Shell”); e “Attack on Titan: The First Part”, de Tetsuro Araki, baseado no bem-sucedido mangá de Hajime Isayama, “Attack on Titan”, encantarão os fãs de ficção científica.
Shigeru Miyamoto, o gênio dos videogames da Nintendo responsável de títulos como “Super Mario Bros.” e “The Legend of Zelda”, apresentará o curta-metragem “Pikmin”.
Na seção competitiva destaca-se “Os Fungos”, uma co-produção colombiana, francesa, argentina e alemã que obteve o prêmio especial do júri no Festival de Locarno e conta a história de um artista do grafite, Ras, que de dia é operário da construção e à noite pinta paredes em seu bairro em Cali.
Junta dele concorrerão a produção francesa “The Days Come” (2014), a italiana “Ice Forest” (2014) e a iraniana “Melbourne” (2014).
Nesta edição estreia também o prêmio Samurai, que pretende reconhecer as conquistas dos cineastas que continuam inovando no cinema, e que será entregue este ano para o japonês Takeshi Kitano e para o americano Tim Burton.
O diretor de “Batman” (1989) apresentará no Festival o filme “Big Eyes” sobre os pintores Walter e Margaret Keane, cujas pinturas de crianças com enormes olhos foram uma sensação nas décadas de 1950 e 1960. EFE
mra/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.