Filipinas preparam evacuação de milhares de pessoas antes da chegada de tufão
Manila, 4 abr (EFE).- As autoridades das Filipinas preparam neste sábado a evacuação de milhares de pessoas no litoral do nordeste do país, onde nas próximas horas se espera a chegada do tufão “Maysak” com rajadas de vento de 160 km/h, informou a imprensa local.
Em seu último boletim o serviço meteorológico PAGASA declarou alertas em dez regiões da ilha de Luzon, no norte do país, onde se prevê que o “Maysak” chegue na primeira hora do domingo com ventos sustentados de 130 km/h.
O PAGASA prevê que a tempestade tropical provoque chuvas intensas em um raio de 150 quilômetros, motivo pelo qual alertaram para o risco de deslizamentos de terra e enchentes.
As autoridades começaram a evacuar, de forma preventiva, turistas e funcionários de hotéis na província de Aurora, além dos moradores nas de Abra, Apayao, Benguet, Ilocos Sul, Nova Écija e Pangasinan, segundo a emissora “ABS-CBN”.
Entre 15 e 20 tufões percorrem todos os anos o território das Filipinas durante a temporada chuvosa, que geralmente começa em junho e termina em novembro.
No ano passado, o tufão “Haiyan”, um dos mais potentes da história, deixou 6.300 mortos, mais de mil desaparecidos e 14 milhões de afetados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.