Filipinas rebaixa alerta depois que tufão Maysak perdeu força
Manila, 5 abr (EFE).- Centenas de filipinos deixaram neste domingo os centros de evacuação nos quais estavam hospedados perante a chegada do tufão Maysak, que perdeu força após tocar terra no litoral oriental da ilha de Luzon, no norte do país.
O serviço meteorológico Pagasa rebaixou em seu último boletim todos os sinais de alerta perante o enfraquecimento da tempestade tropical, que começou a afetar as províncias de Aurora e Isabela com ventos de 55 km/h e chuvas moderadas.
O Pagasa prevê que o tufão, chamado de Chedeng nas Filipinas, continue enfranquecendo nas próximas horas, mas advertiu do risco de possíveis golpes de vento e intensas chuvas pontuais, e desaconselhou aos pescadores sair para trabalhar.
O departamento de Serviços Sociais informou que as 258 famílias hospedadas em centros de evacuação em Aurora retornaram a suas casas no começo da manhã e que, mais tarde, também outras 176 famílias em Isabela o fizeram.
Entre 15 e 20 tufões percorrem todos os anos as Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa em geral em junho e termina em novembro.
No ano passado, o tufão Haiyan, um dos mais potentes da história, deixou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de desabrigados. EFE
fil/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.