Fortes ventos deixam dois mortos e vários feridos na Espanha
Barcelona, 9 dez (EFE).- Os fortes ventos registrados na região da Catalunha, nordeste da Espanha, e nas Ilhas Baleares deixaram duas pessoas mortas e, pelo menos, três feridas nas últimas horas.
As duas mortes registradas ocorreram com a queda do muro de uma antiga fábrica de eletrodomésticos na cidade de Terrassa, na província de Barcelona, de acordo com os Bombeiros da Catalunha.
Ao todo, 11 províncias estão em estado de alerta devido à ventania que afeta o nordeste peninsular e a costa mediterrânea. As Ilhas Baleares, por exemplo, estão em situação de alto risco, de acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) da Espanha, que previu que os ventos litorâneos em Mallorca e Menorca gerariam ondas de sete a oito metros de altura.
O maquinista de um trem ficou ferido quando passava pelas proximidades de Barcelona. O trem descarrilou por conta da queda de uma árvore na via, segundo a companhia ferroviária Renfe. O vento derrubou ainda três casinhas da tradicional feira natalina instalada diante da Catedral de Barcelona, onde outras duas pessoas ficaram levemente feridas.
O governo autônomo da Catalunha ativou a fase de emergências, o que na prática representa limitar as atividades de lazer ao ar livre. A Prefeitura de Barcelona, por sua vez, fechou todos os parques públicos da cidade, onde o vento causou a queda de árvores e galhos e o desprendimento do telhado do Museu Blau.
Os bombeiros da capital catalã informaram que realizaram somente hoje 75 atendimentos por incidências relacionadas ao vento em Barcelona.
A Agência Estatal de Meteorologia prevê para amanhã intervalos de vento forte no Cantábrico oriental, nos Pireneus, no norte da Catalunha e nos arquipélagos das Baleares (Mediterrâneo) e nas Canárias (Atlântico). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.